quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A origem do Ornitorrinco

Afinal de contas, o que é um ornitorrinco? Como podemos definir isso, ou esse? Seria a especialidade médica que cuida dos ouvidos, nariz, faringe e laringe? Ornitorrinco-laringologista? Não? Seria então uma lenda urbana? “Eu vi uma vez um ornitorrinco, sabe? Ele voava como um helicóptero, soltava fogo pelas orelhas e mora no centro da Terra…”. Não também? Tá. Então ele pode ser um ser pré-histórico que sobreviveu ao tal meteoro e à degradação do homem? Ok. Também não.

O ornitorrinco é um mamífero aquático, carnívoro e bota ovo. Sua definição é por aí. Muito estranho. Tão estranho que suas definições científicas mudam toda hora. Os biólogos a todo instante alteram a definição desse animal. Um fato: Ele é único. O homem é primata, assim como os macacos. Portanto, parentes. Existem anfíbios e répteis que são assim chamados devido a uma ou outra característica que se assemelha entre as espécies, mesmo sendo uma cobra e um jacaré o exemplo. As aves psitacídeas, como araras e papagaios, são parentes por causa do desenho de seus bicos. Enfim, na natureza todo mundo é parente, menos o ornitorrinco e minha vizinha, que é mal humorada toda vida e não gosta de ninguém. Acho que não tem pai nem mãe, muito menos primos ou algo parecido… Será que ela é um ornitorrinco-fêmea? Deixa pra lá, vai…

Como é um ornitorrinco? Vamos tentar descrever…

O bicho tem um bico como de o de um pato. Ele vive na água e na terra. Come insetos, vermes, crustáceos e outros. Apesar de mamífero, ele não tem mamilos. Pois é… Os filhotes sugam o leite de poros na barriga da mamãe (argh!). Ah! Ele tem defesas naturais também. São ferrões que ficam nas patas, ou nadadeiras, ou seja lá o que for… contudo, quando utilizados dói pra burro! Tem outra. Eu disse acima que o bicho tem bico, não foi? Pois quando nasce, além do bico ele tem um dente só, meio parecido com aquelas aves de desenho animado que têm dentes. Se tem apenas um dente, só deve servir pra doer, né? Não… A natureza é sábia, dizem. O dente serve pro filhote quebrar o ovo e nascer, e logo depois cai e o bicho passa a vida banguela, tendo em vista que um dia já teve dente. Bom, não dá pra imaginar pela descrição com o que o ornitorrinco se parece, né?

Analisando tudo isso, eu acho que a natureza além de sábia, é muito sacana, isso sim. Esse bicho não parece com nada e não lembra ninguém. Aliás eu soube que ele sente-se extremamente humilhado por tudo isso. E quer saber, senhor ornitorrinco? Se você processar a natureza, ganha uma indenização das gordas!

Seu habitat natural é a Oceania, no entanto tenho comigo que sua origem é o Brasil. Nada me tira da cabeça que ele nasceu mesmo de um grande bacanal carnavalesco do reino animal numa floresta das bandas de cá. Os presentes eram casais de patos, pernilongos, hipopótamos, jacarés, urubus, macacos, cães poodle e um cara que estava passando e achou aquilo tudo uma loucura!

Um comentário:

  1. Ouvi certa vez uma lenda sobre este animal. Logo depois da criação do mundo ele( o ornitorrinco) voltou a falar com a mãe natureza se dizendo discontente com sua aparência e pediu que lhe desse bico de pato, a mãe natureza atendeu seu pedido. Mas ele voltou muitas vezes, sempre pedindo outras mudanças e ela foi atendendo cada pedido. Até que um dia a mãe natureza deu um basta. E por causa de sua aparência estranha coloco-o isolado dos outros animais.

    ResponderExcluir